pt
previous arrow
next arrow
Slider

Fábrica de ração e extrusão

A Alliance conta com toda linha de equipamentos para fábrica de ração e extrusão de soja, entregando um processo de qualidade e altamente eficiente.

 

O que é extrusão? E benefícios na alimentação animal.

O processo de Extrusão na Soja, como não envolve apenas tratamento térmico, mas também alta pressão (até 60 atm), provoca o rompimento da fração fibrosa (que compõe as paredes celulares do grão) e o rearranjo da estrutura celular; aumentando a digestibilidade com consequente ampliação da capacidade de aproveitamento de diversos nutrientes ; além de provocar também uma quebra das micelas de gordura , onde boa parte do óleo presente na soja fica contido, permitindo um aumento da energia metabolizável. Estes são efeitos adicionais importantes que ampliam as vantagens da Soja Extrusada quando comparada à soja submetida a outros processos (tostada, processada à vácuo ou cozimento).

Na fabrica de ração a extrusora facilita posteriormente a prensar e extrair o óleo, com menor consumo de energia.
O alto teor de gordura do Grão de Soja faz com que sua energia metabolizável seja superior à do Farelo de Soja. Essa é a principal vantagem do grão de soja, pois além de possuir alta proteína, também tem um nível elevado de energia; o qual favorece o seu uso em rações, facilitando o manejo quando comparado à necessidade de adição de óleos vegetais e gordura animal para aumentar a energia das rações. Mas, um grande benefício da extrusão ocorre com a energia metabolizável da Soja Extrusada em relação a outros tipos de processamento. No processo tradicional de tostagem e nos processamentos simples por vácuo ou vapor, boa parte do óleo presente na soja fica contido em micelas de gordura, cujo aproveitamento é bastante difícil de ser feito pelo organismo dos animais, principalmente das aves e dos suínos. Com a Extrusão, estas micelas de gordura são quebradas. Dessa forma, a energia nelas contida é aproveitada por completo pelos animais.

Para ruminantes, a extrusão da soja é muito mais benéfica que outros processos. Pois, além das vantagens já relatadas, sob o efeito da temperatura e da pressão dentro do Extrusor as cadeias proteicas são desnaturadas, tornando a Soja Extrusada com alto nível de proteína bypass.

Em bovinos, não só a quantidade, mas a qualidade da proteína é muito importante. Uma fonte de proteína com alto by-pass (como da Soja Extrusada) é essencial por muitas razões. Com o rúmen dificultando a passagem de proteínas microbianas para o abomaso e duodeno, fazendo com que as proteínas solúveis no rúmen cheguem lá em menores quantidades, logicamente é muito bem-vindo o uso de proteína de alto by-pass para ser absorvida diretamente no intestino. As pesquisas também demonstram que níveis excessivos de proteína solúvel no rúmen causa excesso de amônia e eleva o pH, principalmente quando tem ureia adicionada na dieta. Isto pode provocar a formação de complexos insolúveis de cálcio e magnésio com o fósforo, ocasionando menor disponibilidade destes íons e colaborando para a ocorrência de hipocalcemia e hipomagnesemia com suas consequências prejudiciais.

Quando há diminuição do apetite (pelo stress, por exemplo) ou adaptação a uma ração, a palatabilidade é ponto chave para evitar a redução do consumo de ração. E a Soja Extrusada é de alta palatabilidade, estimulando o consumo naturalmente.

A soja Extrusada possui um aroma agradável, palatabilidade atraente e uma textura que estimula o consumo. Portanto, permite redução de recusa de ração, aumenta a ingestão e resulta em melhor desempenho do animal.

O sistema de Extrusão de Soja é compacto e de fácil operação, ajustando-se bem dentro das operações na fábrica de ração.

Para conhecer nossos equipamentos clique aqui.
Para conhecer nossa linha de processamento de oleaginosas clique aqui.